Utilização de métricas de software: uma avaliação em empresas públicas de tecnologia da informação na Paraíba

Campos Filho, Carlos Luis Arruda

Resumo

Cada vez mais as empresas vêm utilizando métricas de software como estratégia para mensurar produtividade, esforço e qualidade em processos de desenvolvimento. A utilização de métricas em empresas públicas de Tecnologia da Informação (TI) apresenta particularidades tendo em vista que a cultura organizacional, estrutura e exigências legais diferem do setor privado. Nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo investigar a utilização de métricas de software no contexto de empresas públicas para identificar quais métricas são adotadas, bem como os benefícios e limitações apontados pelas equipes de gestão e desenvolvimento. Para isso, foi realizada uma avaliação em duas empresas públicas de TI na Paraíba, por meio de estudo de caso com abordagem qualitativa e entrevistas semiestruturadas com os profissionais das empresas avaliadas, complementadas por análise documental. Os resultados apontaram a utilização de algumas métricas em comum: Pontos de Função, Cobertura de Testes e Complexidade aplicadas ao desenvolvimento e à manutenção. Entretanto, estão sendo aplicadas de forma operacional e pouco estratégica. Destacaram-se como benefícios o monitoramento de equipes e a padronização de relatórios; como desafios, a ausência de políticas formais, limitações técnicas e a baixa integração aos processos decisórios. Menos de 30% das métricas estão formalizadas, e apenas 25% são usadas para melhoria contínua. Conclui-se que a adoção de métricas é incipiente, sendo necessária a sistematização das práticas, a capacitação das equipes e a maior integração às estratégias de gestão. Os achados podem fornecer subsídios para políticas públicas e pesquisas futuras sobre avaliação de desempenho em TI no setor público.

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