Clube de protagonismo juvenil no ensino médio integrado: um horizonte para formação integral?
Silva, Wanderley de Sousa
Resumo
Esta dissertação investiga como os Clubes de Protagonismo Juvenil, associados ao Ensino Médio Integrado (EMI), contribuem para a formação integral dos estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) de Bayeux–PB. Trata-se de um estudo de caso, de natureza predominantemente exploratória, culminando em abordagem descritiva, com amostragem não probabilística por conveniência. A pesquisa, desenvolvida entre 2024 e 2025, envolveu 62 participantes (50 estudantes, 10 professores, uma coordenadora e uma gestora) e utilizou observações, questionários e entrevistas. Para análise, adotou-se a Análise Temática nas observações, a Inferência Estatística nos questionários e a Análise de Conteúdo de Bardin (2011) nas entrevistas. Os resultados indicam que os clubes despertam entusiasmo, compromisso e senso de responsabilidade, sendo reconhecidos como espaços pedagógicos capazes de integrar saberes técnicos, científicos, éticos, estéticos e políticos. As motivações para criação e manutenção dos clubes revelaram forte componente afetivo, mostrando que o engajamento se fundamenta em experiências significativas e prazerosas. Observou-se, contudo, a necessidade de maior compreensão, por parte de professores, coordenação e gestão, acerca de processos de criação, organização, estruturação e avaliação desses espaços, pois, embora haja reconhecimento de seu valor, faltam práticas planejadas e intencionais. As entrevistas reforçaram a percepção de que a gestão escolar deve superar uma postura meramente reconhecedora, assumindo compromisso efetivo com o fortalecimento dos clubes. Evidenciou se também a importância de formações docentes específicas e de dispositivos curriculares, como a disciplina de práticas integradoras, para dar sustentação às ações. Outro achado relevante diz respeito ao equilíbrio entre atividades escolares e participação nos clubes: embora a maioria dos estudantes perceba ganhos em autonomia e protagonismo, parte deles relata sobrecarga, demandando acompanhamento pedagógico contínuo. Como ação interventiva, propôs-se o Workshop “Clube em Ação – da Teoria à Prática”, com a finalidade de apoiar a formação de professores, gestores e estudantes sobre proposição, organização, estruturação e avaliação dos clubes. Realizado na escola e avaliado pelos participantes, o workshop demonstrou impacto significativo: antes da atividade, os envolvidos declaravam não se sentir aptos a criar e conduzir clubes de forma autônoma; após a experiência, relataram ter adquirido segurança e competência para tal. Para favorecer a replicação dessa prática em outras escolas que adotam a metodologia dos Clubes de Protagonismo Juvenil, foi elaborado um manual orientador, que descreve o passo a passo e disponibiliza todo o material necessário para sua implementação. Conclui-se que os Clubes de Protagonismo Juvenil configuram um dispositivo privilegiado de formação integral e cidadã, mas sua efetividade depende de intencionalidade institucional, planejamento sistemático, apoio permanente e adoção de estratégias formativas como a intervenção proposta, que potencializa a sustentabilidade e a qualidade dessas iniciativas.
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