Análise da inclusão de jovens aprendizes em uma empresa do ramo de porcelanatos e revestimentos cerâmicos

COUTINHO, Ridete Helena Cardoso

Resumo

Pesquisa realizada em uma empresa do ramo de porcelanatos e revestimentos cerâmicos, em João Pessoa-PB-Brasil, com o objetivo de verificar se a empresa pesquisada cumpre com a Lei nº 10.097/2000 (Lei da Aprendizagem). Enfatiza a relevância dos Programas de Aprendizagem para os jovens, no que tange a inclusão no mercado de trabalho, por meio da capacitação profissional e transmissão de conhecimento teórico-prático, com vistas a prepará-lo para o mundo exigente e competitivo do mercado de trabalho. Aponta que a problemática da pesquisa está norteada pelo seguinte questionamento: Quais os desafios da empresa no desenvolvimento das linhas de ação previstas na Lei de Aprendizagem? Constrói a fundamentação teórica com informações inerentes à Inclusão Social e a Lei da Aprendizagem. Subsidia o percurso metodológico com as orientações da pesquisa exploratória, descritiva, abordagem quantitativa e qualitativa e método dedutivo. Utiliza como técnica de coleta de dados a entrevista estruturada. Aponta que o universo da pesquisa está constituído de 01 diretora de recursos humanos, sujeito da pesquisa. Conclui que a empresa entrevistada cumpre as normas da Lei da Aprendizagem e a inclusão do Jovem Aprendiz no mercado de trabalho, por meio de programas de aprendizagem. Constatou-se que a empresa não enfrenta muitos desafios no desenvolvimento de ações regulamentadas pela Lei da Aprendizagem, bem como realiza a qualificação profissional dos aprendizes, com um aproveitamento de cerca de 70% ao final do contrato de aprendizagem, com destaque para os aprendizes ceramistas e de mecânica. A empresa se mostra socialmente responsável. Além do mais, é por meio da capacitação profissional que se conquista o êxito profissional e, consequentemente, a transformação social.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.