Condições de trabalho e qualidade de vida : um estudo com os professores de uma Escola Estadual em João Pessoa-PB
Abrão, Luís Fernando Ribeiro
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as condições de trabalho dos docentes em uma Escola Estadual, verificando a compreensão dos docentes sobre a qualidade de vida e sua influência no exercício da função, analisando como isso afeta a sua qualidade de vida. Participaram da pesquisa vinte e cinco colaboradores, sendo a coleta de dados realizada através de observação direta sistemática e de um questionário com vinte e cinco questões, subdividida da seguinte forma: quinze seguiram a escala de Likert, uma onde o entrevistado podia apontar múltiplas opções, e mais dez questões de múltipla escolha, sendo uma com duas opções de resposta e oito com cinco opções de resposta. A análise dos dados foi conduzida com a utilização da distribuição de frequência, e também, fazendo uso da teoria junto às opiniões e percepções dos pesquisados. Com os resultados obtidos, foi possível comprovar que o arranjo físico das salas de aula não atende de forma satisfatória as necessidades e o bem estar dos docentes, influenciando negativamente na qualidade de vida no trabalho dos docentes, uma vez que, observou-se que o fator psicológico contribui com a diminuição da qualidade de vida, ou seja, sua motivação e/ou autoestima no desempenhar das suas atividades. Este afeta, segundo os entrevistados, tanto ele (trabalhador) quanto seus familiares e também a escola, afinal quanto mais às pessoas sofrem com algum dano na sua condição de trabalho e não recebem apoio em suas vidas pessoais, mais elas se tornam incapazes de lidar com os problemas de trabalho. Portanto, ficou nítido que o investimento em Qualidade de vida no trabalho, vai gerar pessoas satisfeitas, motivadas, clima organizacional agradável e a obtenção de resultados satisfatórios, pois um funcionário motivado é uma pessoa satisfeita e determinada a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.