História, estratégias e evolução da Unidade Acadêmica de Gestão e Negócios : uma análise no período de 2007 a 2016
Pontes, Helena Nascimento da Silva Alves
Resumo
Componentes da estratégia devem ser estudados historicamente, pois isto permite conhecer a evolução de todos estes itens e consequentemente ajudará a organização a se posicionar estrategicamente (MAXIMIANO, 2010). Com o objetivo de descrever o processo de definição das estratégias da Unidade Acadêmica de Gestão e Negócios (UAG) entre os anos de 2007 e 2016, avaliou-se por meio deste estudo a trajetória histórica da UAG e a evolução de seus cursos superiores no tocante a Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura, os quais compõem as dimensões de avaliação dos Cursos Superiores Presenciais e EAD estabelecidas pelo MEC. Em relação aos aspectos metodológicos utilizados, a natureza foi aplicada e, quanto aos objetivos, a pesquisa foi exploratória. Foi adotada a pesquisa bibliográfica e documental e a coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas não dirigidas, além de análise documental, na qual permitiu identificar a inexistência de planejamento estratégico formal no setor alvo do estudo. As estratégias da UAG no período analisado foram do tipo emergentes, pois surgiram em resposta às oportunidades proporcionadas pelo ambiente. Concluiu-se que a infraestrutura hoje ainda não atende aos requisitos do MEC. Porém, o projeto para 2017 é que se obtenha nota máxima em Infraestrutura a partir da nova estrutura que está sendo construída, bem como nota máxima em organização didático-pedagógica. Já com relação ao Corpo Docente pode-se considerar que ele está em construção até 2018, quando o número de Doutores na Unidade crescerá e poderá elevar a nota na avaliação de cursos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.