Balança adaptada para aulas experimentais inclusivas de Química
DANIEL, Leonardo Xavier Lopes
Resumo
Com a inclusão de alunos com necessidades especiais em salas de aula da rede regular de ensino, novas metodologias de ensino têm sido propostas para facilitação do processo de ensino-aprendizagem para esta nova classe de alunos. No que diz respeito a alunos com baixa ou nenhuma visão, a utilização de recursos como grafia braille, material em alto-relevo e uso de tecnologias assistivas como softwares e teclados de leitura de telas de computadores, calculadoras sonoras, linhas braile, entre outras, têm permitido a facilitação da inclusão destes alunos em salas de aula de ensino regular. Para o ensino de Química, estes recursos facilitam a assimilação do conteúdo teórico apresentado em sala, mas pouco ajudam no desenvolvimento de habilidades práticas. Assim, situações que para alunos normovisuais são simples como a medida de pesos de materiais e medidas de volumes de líquidos são impraticáveis por alunos não videntes por falta de instrumentação adequada. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi desenvolver metodologias de medidas de massas de sólidos e volumes de líquidos utilizando-se uma balança adaptada para uso por alunos não videntes de modo a permitir que estes possam desenvolver aulas experimentais que necessitem medidas de pesos e de volumes de líquidos. As metodologias foram desenvolvidas por um aluno não vidente de um curso de licenciatura em Química de nível superior e podem ser aplicadas em salas de aula de nível médio. Com a mesma foi possível ao aluno não vidente medir massas de sólidos e de líquidos e preparar soluções dentro da precisão permitida pela balança (±0,25g). Além do caráter cognitivo relativo aos conhecimentos adquiridos pelo aluno, outros aspectos como quebra de paradigmas quanto ao ensino de química experimental para alunos não videntes e melhoria da autoestima do aluno foram observados.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.