Glossário de libras para química: inovação no ensino para surdos
OLIVEIRA, Nelson Firmino de
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada no projeto Glossário de Libras: Química, desenvolvido no ano de 2014 no programa Gestão sustentável do IFPB - Campus João Pessoa, através da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX), voltado para a catalogação, criação dos sinais de química utilizados no ensino médio dentro da área de tecnologias assistivas, na perspectiva de material didático de impacto no ensino da Química para pessoas surdas. Compreendendo através de uma fundamentação teórica sobre o Ensino da Química para pessoa Surda; o relato das etapas do processo de construção do Glossário de Libras: Química, demonstrando a importância da relação Professor /Intérprete/Estudante Surdo para o desenvolvimento desta construção; defender o incentivo para elaboração de sinais em áreas específicas; difundindo a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por meio da elaboração de glossário de sinais específicos da disciplina de química do 1º ano do Ensino Médio. Na área de química existe uma carência de sinais relacionados a termos específicos, a criação desses sinais busca atender aos conceitos e a perspectiva visual, contribuindo no ensino de química para surdos e no processo de apropriação dos conceitos e os seus respectivos sinais.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.