Competências, exercício profissional e a formação tecnológica do gestor ambiental : o caso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal da Paraíba

Silva, Ana Gabriela da

Resumo

A profissão de gestor ambiental é considerada uma atividade laboral relativamente nova, por isto muitos delineamentos no que diz respeito a este profissional ainda estão em construção. Diante disto, o estudo das competências profissionais na gestão ambiental é necessário para apontar caminhos eficientes na formação e inserção dos estudantes formados no mundo do trabalho. Conhecer e desenvolver as competências profissionais exigidas para a atuação do gestor ambiental torna-se um diferencial competitivo para a atuação na profissão. Assim, a pesquisa busca analisar as competências requeridas na formação do gestor ambiental, a partir da relação entre os apontamentos destacados nos instrumentos legais relativos à formação do gestor ambiental e a atuação do gestor ambiental, utilizando como referência os egressos formados do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFPB-campus João Pessoa. Para identificar as principais competências profissionais inerentes a gestão ambiental, investigou-se nos principais documentos oficiais que norteiam a atuação do gestor ambiental, sendo eles: o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação, a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e o Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFPB campus João Pessoa. Além disto, buscou-se relacionar estas informações junto aos egressos formados do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFPB – campus João Pessoa, questionando-os sobre quais eram as competências profissionais de maior relevância com base em suas experiências práticas. Assim, por meio de um questionário direcionado a um conjunto de oitenta egressos formados foram abordadas perguntas sobre seu perfil pessoal, mercado de trabalho e a qualificação durante o período de graduação. As respostas foram significativas e demonstraram cenários de potencialidades e dificuldades, com base nelas foi possível verificar, por exemplo, que 60% dos estudantes graduados pelo CSTGA-JP nunca atuaram em sua área de formação. Por meio do estudo tornou-se possível a identificação e criação de dados teóricos acerca do CSTGA-JP e visualização da inserção dos egressos formados no mundo do trabalho.

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