Como o conselho escolar pode contribuir para uma gestão democrática participativa: utilizando o processo de compras da merenda pelo programa pnae.

Bulhões, Danieli Almeida de Araújo Rodrigues
Oliveira, Elaine Cristina Batista de

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o funcionamento do processo de aquisição da merenda escolar, através do Programa PNAE, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Renato Fonseca Filho, localizada na cidade de Cuité de Mamanguape-PB, para poder compreender se há uma gestão democrática participativa nas escolas através dos conselhos escolares, foi observado e analisado por meio de analises documentais e entrevistas não-estruturadas, buscou-se compreender como se dá todo o processo de compra da merenda, como aporte teórico foi utilizado Peroni e Adrião os quais nos deram embasamentos sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola, os portais do FNDE e os documentos presentes na escola e alguns artigos periódicos sobre o tema Conselho Escolar e Gestão Democrática. Essa pesquisa teve caráter qualitativo, como foco na abordagem da pesquisa aplicada, utilizando-se o roteiro de observação, observação participativa, entrevista não-estruturadae da análise documental de arquivos presentes na escola. Após a análise dos documentos, pesquisas, entrevistas e observações podemos concluir que muitas medidas ainda precisam ser tomadas para que de fato haja uma participação maior da comunidade no processo de compra da merenda escolar.

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