Gestão escolar na educação da rede pública estadual: o processo de escolha do gestor escolar um estudo de caso na escola Professora Maria de Fátima Souto.

Souza, Ranyellen Félix De

Resumo

A gestão escolar é compreendida como um processo construído na história da educação brasileira que carrega consigo o peço da administração do espaço escolar como a participação da comunidade da escola nessa gerência. Sendo assim o presente artigo tem como objetivo avaliar o processo de escolha do diretor escolar como parte constituinte da gestão democrática, tendo como problemática de que forma estão sendo realizadas a escolha dos gestores escolares no estado da Paraíba e como esta escolha está impactando no processo de gestão democrática, especificando a realidade de uma escola no município de João Pessoa. Foi utilizado como aporte teórico autores como Lück (2009), Paro (2003) e as legislações brasileiras que nos dão arcabouço teórico e metodológico sobre a compreensão da gestão escolar no Brasil e posteriormente apresentarmos os modelos de escolha dos gestores em âmbito nacional para chegarmos na esfera local. Para tanto se utilizou a pesquisa bibliográfica e documental para concluirmos o estudo de caso na escola estadual Professora Maria de Fátima Souto. Como principal resultado verificado aponta que a escolha da gestão da escola estadual, está sendo via indicação ou por processo seletivo, contudo a realidade da escola desse estudo está sendo por processo seletivo, não proporcionando a participação da comunidade escolar nessa escolha. Se fazendo necessário e sugerido uma associação entre o processo de votação, neste caso da participação da comunidade escolar, com a estratégia de realização de exames prévios e que tais candidatos estejam no quadro na comunidade acadêmica.

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