Educação Ambiental: A Experiência Do Projeto “Permacultura Como Prática De Cidadania Juvenil”

Sobrinho, Josenildo de Oliveira

Resumo

O objetivo principal desse estudo foi de analisar a influência das práticas permaculturais na mudança de hábitos da comunidade escolar no Município de Salgadinho/PB. O estudo desenvolvido caracteriza-se como uma pesquisa exploratória descritiva de natureza qualitativa e quantitativa, realizado com alunos do NUCA (Núcleo de Cidadania da Juventude). A revisão bibliográfica foi fundamentada em monografias e teses de mestrados no portal CAPES, livros, periódicos e artigos científicos online. Como metodologia foram realizadas palestras, rodas de conversa e aplicados questionários para os alunos, mães, educadores e funcionários da gestão municipal, buscando a compreensão a respeito do tema e das atividades que foram realizadas. Os dados foram analisados com o intuito de verificar qualitativamente a compreensão dos conceitos básicos da permacultura, a sensibilidade e o interesse dos alunos e das comunidades familiares e escolares, sobretudo, nas atividades propostas. Com esse estudo foi possível perceber a aceitação do projeto, pois 96% dos entrevistados afirmaram que são favoráveis a continuação do mesmo.

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