Motivação do setor público: uma investigação na Escola Municipal de Ensino Fundamental

Alves, José Valdemir

Resumo

A motivação é um tema primordial em gestão e, ao mesmo tempo, um desafio, de forma tal que esta consiga equilibrar realização de metas pessoais e administrativas. Considerando a essencialidade da motivação para o ambiente de trabalho, a presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a motivação dos professores da Escola Municipal Profª Emília de Oliveira Neves de acordo com a Teoria das Necessidades Adquiridas de David McClelland. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo de caráter quantitativo com vinte e dois professores da referida unidade escolar. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário dividido em duas partes, sendo a primeira com questões que versavam sobre o perfil demográfico dos entrevistados, e a segunda com questões adaptadas da Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland, seccionadas nas três dimensões, a saber: afiliação, realização e poder. Os dados colhidos foram reunidos e analisados com a estatística descritiva. Com a análise dos dados, constatou-se que o perfil predominante dos docentes é do sexo feminino, tendo os pesquisados entre 21 e pouco mais de 55 anos de idade, possuem formação que vão da graduação completa ao mestrado concluído e têm experiência docente que varia de dois a mais de 30 anos. Na unidade escolar pesquisada, verificamos os docentes têm “pouca” motivação em seu trabalho a partir da sua satisfação em suas necessidades.

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