Análise dos índices de inclusão das crianças com transtornos globais de desenvolvimento no contexto educacional

Oliveira, Gilvanise Lourenço de

Resumo

A educação especial tem extrema relevância no contexto social haja vista que estabelece diretrizes de inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais no âmbito escolar. Frente à crescente demanda de matrículas destes indivíduos na rede pública regular de ensino do Brasil, torna-se imprescindível adequar as políticas públicas relacionadas ao tema para que estas encontrem nas escolas um cenário adequado ao aprendizado, respeitadas as especificidades de cada caso. O presente trabalho tem por objetivo analisar os índices de inclusão das pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento no ambiente escolar e mostrar quais políticas públicas são utilizadas para promover a educação inclusiva. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental. A coleta de dados realizou-se por intermédio de pesquisa documental com base em literaturas, revistas e sites que contemplam o assunto proposto. O trabalho demonstra que apesar de haver um processo de mudança em andamento, ainda há um longo caminho para que as escolas públicas estejam adequadas para receber as crianças e jovens autistas.

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