O bilinguismo na educação de surdos no município de Alagoinha-PB

Silva, Aniele de Macêdo

Resumo

As pesquisas envoltas do bilinguismo para surdos vêm ganhando ênfase no meio acadêmico, uma vez que se faz necessário o desenvolvimento de um olhar significativo que vise às necessidades desses sujeitos. Para tanto, o presente artigo tem como principal objetivo analisar a existência do bilinguismo na educação de surdos desenvolvida no município de Alagoinha-PB. Esse estudo possui uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e documental. O corpus dessa pesquisa está constituído por uma coleta de dados auxiliada por um questionário adquirido com a Secretaria de Educação do município. Fundamentamos nosso texto nos estudos dos autores McCleary (2009), Farias-Nascimento (2003) e Quadros (2005), que nos auxiliaram nas discussões referentes à conceituação e à abordagem do bilinguismo na educação para surdos, além de utilizarmos os documentos normativos que tratam sobre a Libras e o ensino da L2, para complementar nossa base teórica. Recorremos, ainda, aos ensaios dos autores Damázio (2007), Perlin & Strobel (2014) e Sperb & Thoma (2012), para embasar as análises e discussões acerca da abordagem do tema em questão. Os resultados obtidos apontam para a falta de visibilidade do aluno surdo no município de Alagoinha-PB, uma vez que não há uma estrutura voltada para o desenvolvimento de uma educação bilíngue, que preconize o ensino da Libras como L1 e da Língua Portuguesa como L2, uma vez que são aspectos importantes para a formação identitária e cultural do surdo, para que ele venha a se inserir e contribuir no meio social.

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