Ensino de língua portuguesa para surdos : utilização do gênero tirinha como possibilidade de inclusão do aluno surdo

Freitas, Raquel Monteiro da Silva

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral discutir a necessidade de o aluno surdo aprender a LP como L2 em sala de aula de modo efetivo, por meio de gêneros que o instiguem no processo de aquisição da sua L2. E como objetivos específicos: levantar dados sobre o que dizem os professores do ensino fundamental acerca do trabalho com alunos surdos nas aulas de LP nas escolas para ouvintes; apresentar uma proposta de trabalho com a leitura na perspectiva de inclusão do surdo nas aulas de LP com o uso do gênero tirinha. A pesquisa foi realizada com professores do ensino fundamental I e II de algumas escolas do município de João Pessoa, através de questionário aplicado pelo google forms com questões objetivas e respondido de forma anônima pelos professores da rede pública. O fio condutor neste trabalho é o da leitura, embora reconheçamos que as práticas da escrita também são essenciais ao aluno surdo, pois permitem a fixação e mais segurança no uso cotidiano da sua L2, conforme enfatizamos na proposta com o gênero tirinha, apresentada neste trabalho. Para tanto nos embasamos em autores como Quadros (2006), BNCC (2018), Coste (2012), Soares (2003), Marcuschi (2006, 2008), dentre outros. Os resultados das análises dos dados coletados apontam que boa parte dos professores da rede básica de ensino fundamental I e II ainda não possuem formação adequada para o trabalho com alunos surdos em salas de aula para ouvintes na disciplina de Língua Portuguesa (LP); sentem a necessidade de materiais que os auxiliem neste trabalho, bem como maior contato com a realidade da L1 do aluno surdo, para que assim possam contribuir para uma aprendizagem efetiva da Língua Portuguesa como L2 ao aluno surdo.

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