Adaptações no material didático para ensino de leitura da língua portuguesa para alunos surdos em sala de aula bilíngue

Souza, Janaína Pereira de

Resumo

O presente estudo traz reflexões acerca do material didático de Língua Portuguesa (LP) ofertado em salas de aula bilíngue para alunos surdos. Discute sobre as necessidades de adaptação desse material para desenvolvimento da leitura, e trata da necessidade do professor reconhecer esse aluno como um aprendiz visual, considerando sua comunicação por meio da Libras. O presente estudo se configura como uma pesquisa ação, com a finalidade de propor critérios para adaptações de material de Língua Portuguesa no ensino direcionado ao aluno surdo em salas de aula bilíngue do quarto ano do ensino fundamental, numa abordagem qualitativa. A análise dos dados acontece mediante um diálogo entre os estudos bibliográficos analisados e as adaptações realizadas pela autora do trabalho em uma atividade proposta no livro didático em estudo. Com intenção de refletir sobre a forma mais eficaz de desenvolver a capacidade leitora, da Língua Portuguesa, do aluno surdo, o presente artigo traz considerações sobre o ensino direcionado a esse aluno, reconhecendo suas capacidades e necessidades. Apresenta uma adaptação para o desenvolvimento desse aluno no processo de desenvolvimento de leitura no ensino da Língua Portuguesa, como sua segunda língua (L2).

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.