Compreensão textual em língua portuguesa por estudantes surdos : reflexões teórico-metodológicas para a prática pedagógica

Silva, Fabricio Gleidson de Assis

Resumo

Esta pesquisa discute o processo de compreensão textual em língua portuguesa por estudantes surdos partindo do pressuposto de que repensar as práticas docentes de ensino da educação básica possibilitam uma aprendizagem mais eficaz e satisfatória, para isso, dois aspectos do ensino devem ser considerados: 1) as reflexões teóricas que embasam o fazer do professor em sala de aula e 2) os métodos utilizados como ferramentas que podem favorecer a aquisição de conhecimentos pelo aluno surdo. Foram realizadas revisões bibliográficas através de livros, tese, periódicos científicos e anais de encontros científicos, tratados em uma abordagem qualitativa para a interpretação do fenômeno pesquisado. Os autores Pereira e Karnopp (2003), Fernandes (2004), Quadros (2008), Lima (2008), Koch e Elias (2008), Geraldi (2008), Menezes e Cavalcanti (2008), Santos (2010), Greca (2011), Pereira (2014), Silva e Nogueira (2014), Silva (2015) e Meira e Silva (2018) foram os aportes de embasamento desta pesquisa. Os resultados apontaram que as concepções linguísticas adotadas interferem diretamente na prática docente no ensino da L2; assim, uma concepção de linguagem como atividade interacional propicia ao estudante surdo experimentar um nível de leitura satisfatório e significativo desenvolvendo sua aprendizagem, e que, diferentes estratégias podem ser adotadas pelos professores para o favorecimento da compreensão textual em Língua Portuguesa por estudantes surdos.

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