A literatura em libras e a aprendizagem da leitura pela criança surda na educação infantil

Duarte, Regina Celli Silva

Resumo

Este trabalho pretende refletir sobre a importância da Literatura em Libras para a aprendizagem da leitura por alunos surdos, na Educação Infantil. Esse objetivo principal se desdobra em dois outros objetivos específicos: 1) utilizar a Literatura em Libras para a aprendizagem da Língua Portuguesa como L2, por criança surda na Educação Infantil; 2) e adotar estratégias de leituras inclusivas no ambiente escolar, voltado para a Educação Infantil. Como pressupostos teóricos, desta pesquisa, utilizamos os estudos de Brasil (2002 e 2004), Barros (2013), Almeida, (2015), Valle (2017), Quadros e Schmiedt (2006), Brochado (2003), Colomer (2007), Micheski (2019), Perroni (1992) e Gil (2008) que defendem uma educação para surdos, partindo do pressuposto de que toda criança surda deve estar envolvida em atividades, de forma a desenvolver a sociabilidade, a autonomia e a cognição. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa, para que se possam selecionar referenciais teóricos que abordem sobre a aprendizagem da leitura em Língua Portuguesa (L2) por alunos surdos. Considerando a Literatura em Libras como um recurso didático facilitador, esperamos que as estratégias de leituras inclusivas, por meio da Literatura em Libras, na Educação Infantil, proporcionem a inclusão da criança surda e o aprendizado da Língua Portuguesa (L2). Os resultados apontam que a Literatura em Libras é um recurso eficaz para o ensino de leitura dos alunos surdos.

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