Uma proposta de intervenção em língua portuguesa como L2 para alunos surdos

Santos, Gerlany Batista dos

Resumo

Este trabalho objetiva propor uma atividade de intervenção que contribua para a alfabetização e para o letramento de alunos surdos em Língua Portuguesa. É um trabalho embasado na lei nº 10.436 de 2002, que regulamenta a Língua Brasileira de Sinais – Libras, como um sistema linguístico de natureza visual-motora, do qual a comunidade surda faz uso para se comunicar e transmitir ideias e fatos, com uma estrutura gramatical própria, que a caracteriza como primeira língua da pessoa surda. Analisamos as propostas e metas da Política Nacional de Educação. Além disso, abordamos os aspectos linguísticos da Libras para entendimento da Língua Portuguesa e falaremos sobre o processo de assimilação, acomodação e equilibração para a memorização dos sinais e percorremos o processo de alfabetização na Língua Portuguesa pautado no letramento. A metodologia é bibliográfica e documental. Como resultados, vemos o suporte a uma prática para professores que almejem adentrar no universo da alfabetização do surdo.

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