A pedagogia visual no ensino da língua portuguesa como segunda língua para surdos

Silva, Jailma Dionisio da

Resumo

Este artigo tem como objetivo, descrever e analisar as contribuições da utilização da Pedagogia Visual no ensino da Língua Portuguesa, como segunda língua (L2) para alunos surdos. Os dados aqui discutidos foram obtidos a partir de análises qualitativas de caráter exploratório, realizadas em materiais bibliográficos de autores que abordam acerca da educação de alunos surdos, com ênfase no ensino de Português como segunda língua, além de estudos sobre a Pedagogia Visual, na qual se destacam os conceitos e métodos de ensino. Todos esses materiais serviram para traçar caminhos na obtenção de respostas, que auxiliaram na construção e desenvolvimento deste estudo. Os resultados obtidos, indicam que a utilização de recursos visuais destinados aos alunos surdos, devem estar vinculadas à prática da sala de aula, tanto no ensino da Libras como primeira língua, quanto no ensino da Língua Portuguesa como segunda língua. Portanto, conclui-se que é necessária a utilização de metodologias estruturadas a partir de uma Pedagogia Visual, que proponham um ensino significativo para a aprendizagem e desenvolvimento destes alunos.

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