Recursos didáticos para o ensino de língua portuguesa para surdos

Meneses, Elizabeth Nascimento Teixeira de

Resumo

Neste artigo visamos investigar a aplicação de recursos didáticos visuais adequados para o ensino da Língua Portuguesa para surdos. Para tanto, procuramos evidenciar as especificidades desses alunos, o que a lei estabelece como regra para nortear as ações voltadas para a oferta desse ensino, o atual perfil do professor, as responsabilidades que competem a cada profissional envolvido neste cenário e compreender como todas essas informações influenciam no uso desses recursos. Como resultado do estudo, identificamos uma tríade estrutural composta por três pilares que nomeamos de: ensino, comunicação e suporte, segundo a qual os profissionais que atuam neles distintamente articulam esses instrumentos. Apesar de terem suas ações executadas particularmente como mostra esse estudo, foi percebido que esses profissionais necessitam conectar em um determinado momento suas ações a fim de obter a adequação necessária para o favorecimento da aprendizagem desses estudantes. Por isso produzimos uma proposta didática para disciplina de português com o gênero conto, utilizando recursos didáticos visuais que auxiliem na contação de história para alunos surdos em processo aquisição tardia da Libras, a fim de exemplificar o funcionamento dessa tríade.

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