Aspectos do bilinguismo das pessoas surdas refletidos na educação bilíngue para surdos

Lira, Luzia dos Santos

Resumo

Nosso trabalho foi organizado, com base em nossos objetivos, analisando, conceituando e destacando a importância da Educação Bilíngue e do bilinguismo, como meio de inclusão das pessoas surdas na sociedade. Buscamos apresentar as definições de Educação bilíngue e do bilinguismo para surdos no âmbito escolar, além da legislação vigente referente à legalização da Libras, com a luz de um referencial teórico embasado em autores como: Fernandes (2003), Gil (2008), Minayo (2001), Pereira & Vieira (2009), Rubio (2014), entre outros. Colocamos em exposição a importância da legalização da LIBRAS, oficialmente reconhecida pela Lei 10.436 de 24 de abril de 2002 e regulamentada pelo decreto n° 5.626/05 no contexto educacional. Os estudos pautaram-se em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com ênfase na análise documental do Projeto Pedagógico Curricular-PPC-de uma escola municipal na cidade de Solânea, PB. O documento foi analisado com base nos critérios referentes à legalização da Libras, para observar se esses critérios são apontados e defendidos, como meio de inclusão dos alunos surdos no ambiente escolar. Por fim, concluímos que a Educação Bilíngue é uma modalidade de ensino que mais se aproxima do respeito ao sujeito surdo em sua identidade e cultura, pois preocupa-se com a sua inserção e inclusão, na sociedade de forma ativa e completa. Além disso, o bilinguismo defende a prioridade de uma língua sobre a outra possibilitando aos surdos o reconhecimento e a aprendizagem na sua língua materna. Destacamos a importância da construção do PPC para direcionar o fazer pedagógico na escola.

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