As Contribuições da literatura visual no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo

Alves, Maria da Luz de Souza

Resumo

A literatura visual é uma modalidade de significativa contribuição para o educando surdo. Assim, o presente trabalho teve como principal objetivo, abordar as contribuições da literatura visual no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo, buscando retratar o quanto se faz necessário tornar conhecida a Língua de Sinais, nos diversos espaços sociais. Ao que tange à metodologia, este estudo se caracterizou como Pesquisa Exploratória, buscando em bibliografias que tratam da temática, para promover a descrição da complexidade da Literatura Surda e da Língua de Sinais, interpretar e compreender pela Análise Qualitativa Descrita, os principais autores. Esses, foram pesquisados através do Google Acadêmico, utilizando-se de descritores temáticos sobre os fatores históricos e do trajeto da Literatura Surda, para proporcionar análises condizentes aos valores culturais e às obras literárias dos surdos. Notoriamente, os resultados mostraram que há uma ênfase para que na educação do surdo, se adote uma metodologia visuo-gestual, com valorização e uso da Libras, além da necessidade de uma formação continuada para os professores envolvidos neste processo, com aporte didático-pedagógico especializado. Ademais, há eminente necessidade de valorização e divulgação nas escolas e na sociedade, da Cultura e da Literatura Surda. Espera-se que esse trabalho contribua para o despertamento de todos os professores que trabalham com alunos surdos, de forma que, sejam sensibilizados da importância da inserção das obras literárias visuais no processo educativo dos surdos, com aporte de metodologias direcionadas às suas especificidades

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.