Projeto de letramento : um caminho possível para a comunidade surda

Lima, Maria de Fátima Vieira de

Resumo

O presente trabalho desenvolve uma discussão teórica sobre as habilidades em leitura e escrita e o uso dos gêneros textuais por estudantes surdos, enfocando-as como práticas sociais que envolvem duas línguas – Libras e Português – as quais partilham o mesmo espaço/tempo nas diferentes esferas de atividades e possuem forças socioculturais e ideológicas diferenciadas. Sabendo que a fala e a escrita são práticas sociais que consistem num processo contínuo, pode-se inferir que a estimulação de recursos auxiliares do desenvolvimento da habilidade escrita com base em alguns aspectos da oralidade pode ser uma importante estratégia de inserção social e escolar do surdo. Nesse sentido, apresentam-se os gêneros textuais e o letramento, que podem proporcionar uma maior aproximação entre o autor surdo e a língua portuguesa, otimizando o seu processo de inclusão social. O trabalho fundamenta-se nas concepções de projetos de letramento e de gêneros textuais para a comunidade surda. Foram realizadas leituras de autores como Soares (2002), Kleiman (2010), Sampaio (2012), Pereira (2009), Silva (2007), Freire (1999), Fernandes (2006), Guarinello (2006), dentre outros. Entre as principais estratégias e recursos possíveis de serem utilizados no ensino de leitura e escrita para surdos, destacam-se a internet (e sua enorme gama de possibilidades textuais, multimodais ou não, incluindo hipertextos), livros (didáticos ou não), jornais, revistas e gibis. Portanto, torna-se necessário que instituições/professores, bem como toda equipe pedagógica escolar visem à aprendizagem do aluno surdo como prioridade na sala de aula, tornando o caminho livre para uma educação pautada no interesse da aquisição das habilidades desse público estudantil.

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