A sequência didática no ensino de língua portuguesa como l2 para surdos

Batista, João Marinho

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar uma sequência didática com o gênero folheto para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, por meio do trabalho em grupos, da multimodalidade e do intérprete para a tradução da Língua Portuguesa para a Libras. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental e a bibliográfica, pois são procedimentos metodológicos que instigam o pesquisador e os envolvidos na pesquisa a refletir sobre o tema, a buscar soluções para o problema observado e planejar materiais didáticos para fortalecer o aprendizado dos alunos surdos. Nessa perspectiva, pretendemos ressaltar a importância da sequência didática no desenvolvimento do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa como L2 para surdos. Como objetivos específicos elencamos: apresentar a sequência didática como método para o ensino aprendizagem de L2 para surdos; definir atividades na elaboração da sequência didática que contribuam para o ensino de L2 para surdos; analisar a sequência didática desde a elaboração dos conteúdos e das atividades propostas. Embasamos esta pesquisa em pressupostos teóricos de Brasil (2002), Brasil (2017), Lacerda e Lodi (2014), Zabala (1998), entre outros autores que debatem sobre a temática deste trabalho. Assim, a sequência didática, quando bem planejada, oportuniza, para o ensino de Língua portuguesa como segunda língua para surdos, um aprendizado significativo, proporcionando a participação do aluno no contexto escolar e, consequentemente, na sociedade.

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