Material didático de Língua Portuguesa para surdos: um olhar sobre a perspectiva de ensino

Santos, Rosana de Souza

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar um livro de Língua Portuguesa para surdos buscando compreender se o material segue a proposta de ensino de educação bilíngue, conforme indicam as diretrizes para o ensino para alunos surdos. Para tanto, analisaremos um livro do professor intitulado Português para crianças surdas: Leitura e escrita no cotidiano, volume-2, da Faculdade de Letras da UFMG. Nossas análises se pautam em teóricos como Barbosa (2018), Góes (1999), Goldfeld (1997), Júnior (2010), Menezes e Feitosa (2015), Rossi (2010), Silva e Guimarães (2018), Skliar (1997) e Steyer (2020). Ao fim da nossa análise verificamos que o material didático escolhido contempla a abordagem da educação bilíngue, com o uso da Língua materna (L1) Libras e a Língua Portuguesa como L2, as quais permeiam as atividades propostas em cada unidade.

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