Os gêneros textuais na educação bilíngue nos anos iniciais do ensino fundamental

Imperiano, Ana Carla Sousa

Resumo

Este trabalho objetiva compreender o funcionamento dos gêneros textuais nas propostas pedagógicas voltadas para alunos surdos. Além de identificar como esses gêneros contribuem para a aquisição da Língua escrita para alunos surdos, relacionando o ensino de gêneros com a ideia de multimodalidade no ensino da Língua Portuguesa para os mesmos. De que modo os alunos surdos adquirem a língua materna em escolas de alunos ouvintes? Que estratégias de ensino essas escolas utilizam? Na perspectiva de responder a essas questões utilizamos a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Como base teórica para nos auxiliar na pesquisa, trouxemos alguns autores que falam direto/indiretamente desse assunto. Dentre eles podemos citar Santana (2007) que vem falar em sua obra da surdez e da linguagem. Neves (2013) que em sua pesquisa fala dos gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa para surdos como uma proposta para a educação bilíngue, Ávila-Nóbrega (2020) que traz em seus escritos estudos sobre uma Perspectiva Multimodal da Aquisição da Linguagem, dentre outros. Além das diretrizes que embasam os direitos dos alunos surdos. Os resultados de nossa pesquisa apontam que todos têm direito à educação inclusive os alunos que apresentam alguma necessidade especial. Todas as escolas, tanto pública como particular, têm por obrigação atender a esses alunos, incluindo-os no meio acadêmico sem nenhum tipo de preconceito, já que seu ingresso em escolas de alunos ouvintes se torna cada vez mais frequente.

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