A escrita do gênero diário e o aprendizado do português como segunda língua para surdos

Nascimento, Ana Cláudia Nunes do

Resumo

O presente trabalho faz parte de uma pesquisa que traz em sua temática o aprendizado de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos através do gênero diário. Em nossa problemática, buscamos compreender como a escrita do gênero diário pode motivar o aluno surdo no aprendizado do Português como segunda língua. Para responder a essa problemática, traçamos como objetivos compreender a relevância da escrita do gênero diário para o ensino do Português como segunda língua; refletir sobre a importância dos gêneros textuais no aprendizado de uma segunda língua; discutir sobre a relevância da produção do gênero diário para o aprendizado do aluno surdo e compreender a produção do diário como motivação para a escrita. Nossa metodologia pautou-se na pesquisa bibliográfica, visto que realizamos a reflexão sobre dois artigos que abordam o gênero diário. Como aporte teórico, consideramos as discussões de Bakhtin (1997), de Cunha (2007), Bortolazzo (2010), Pozzani e Steffler (2016), Reis (2012), que nos trazem um olhar sobre o gênero diário; Strobel (2009), Fernandes (2006) e demais autores. Ao refletirmos sobre a pesquisa, compreendemos que o gênero diário é de grande valia no aprendizado de Português para o surdo, visto que a escrita desse poderá auxiliar no processo de transição entre a coloquialidade e formalidade, além do desenvolvimento do léxico e a aprendizagem de outros gêneros.

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