O ensino de língua portuguesa para surdos na perspectiva da educação bilíngue

Costa, Josilene Cassiano da

Resumo

O presente artigo emerge como Trabalho de Conclusão de Curso, requisito para a obtenção de título na Especialização em Ensino de Português para Surdos. O texto tenciona como objetivo discutir a relevância de uma prática educativa de ensino de Língua Portuguesa para surdos ancorada na perspectiva da educação bilíngue. Ressaltamos a educação bilíngue como o reconhecimento da importância da Libras como primeira língua para surdos e a competência de se colocar o ensino da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua essencial no processo educativo para este público, visando o letramento do indivíduo surdo. O estudo em curso é de cunho qualitativo e se configura como uma pesquisa bibliográfica e documental compatíveis com o contexto do tema estudado. No que concerne aos resultados, estes ressaltam a importância de partir da língua natural dos surdos para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua. Assim, entendemos que a adoção da proposta da educação bilingue coaduna com o lugar das duas línguas na vida social da pessoa surda, tendo a Libras como sua língua natural e a LP na modalidade escrita como segunda língua.

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