Uma análise do material didático de lp como l2 para surdos

Bezerra, Daniela Fidelis

Resumo

Este trabalho procurou abordar a relevância de o docente de Língua Portuguesa para surdos produzir e analisar o próprio material didático. Assim, propomo-nos analisar um material didático de Língua Portuguesa para surdos produzido pelas cursistas durante a disciplina “Elaboração de Material didático de LP para surdos”, na Especialização em Ensino de LP para surdos, a partir do gênero textual “charge”. Quanto aos objetivos mais específicos: apresentar o gênero textual, bem como as competências e habilidades linguísticas a serem desenvolvidas pelos discentes surdos; discutir a relevância da organização da sequência didática em consonância com os três eixos metodológicos e refletir a utilização dos conteúdos curriculares por meio do gênero textual. No que concerne ao suporte teórico, buscamos subsídios em: Antunes (2014); Brasil (2015); FAINC (2011); Fernandes (2006); Gesser (2009); Kleiman (2005); Marcuschi (2007); (2008); Neves e Quadros (2015). Quanto à metodologia, utilizamos a pesquisa-ação, uma vez que esta possibilita ao indivíduo realizar uma autoanálise. Para isso, notamos que o docente, ao produzir e analisar o próprio material didático de LP para surdos, irá possibilitar a inclusão tanto da pessoa surda, assim como da comunidade linguística no âmbito educacional. Por conseguinte, podemos perceber, ainda, que o professor, ao fazer o uso de atividades no material didático tendo em vista as especificidades da pessoa surda, não só dará mais visibilidade e importância a determinada comunidade linguística, como também dará mais ênfase aos direitos e necessidades de cada indivíduo surdo.

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