O ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos no contexto do ensino remoto

Souza, Maria de Fátima Martiniano de

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o ensino de Língua Portuguesa como L2 para Surdos por meio das tecnologias, considerando também o contexto da pandemia de Covid-19, em que os docentes perceberam a necessidade de migrar para o ensino não presencial. Sendo assim, fundamentamos nosso estudo na Lei n° 10.436 e também o Decreto nº 5.626/2005 que normatiza este processo no reconhecimento da Libras como obrigatório na grade curricular no ensino regular. Além desses documentos, consideramos como aporte teórico a BNCC - BRASIL (2017), QUEVEDO, VANZIN, ULBRICHT (2014) BARCELO (2020) SILVA, SOUZA, LIMA, AUGUSTA, SILVA (2020) entre outros que fomentam a reflexão sobre o ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdo no contexto remoto. Trata-se de uma pesquisa realizada com uma abordagem qualitativa, onde foram realizadas leituras referentes ao tema, adquirindo assim, subsídios para a realização deste artigo acadêmico, objetivando o olhar em relação a proposta da Lei e do Decreto, e dessa forma pode-se observar que a temática sobre o ensino de língua portuguesa como segunda língua para Surdos no contexto do ensino remoto é fundamental na formação intelectual, porque promove a inclusão social dos surdos em todos os âmbitos da sociedade, principalmente no âmbito escolar, em que está presente esta modalidade de ensino por meio da Libras. Nossa análise demonstra que as tecnologias podem servir como recurso facilitador no ensino de Língua Portuguesa como L2, aliada a uma abordagem bilíngue, que respeite a identidade do surdo, sendo possível que ele aprenda em um contexto onde sua língua materna e a língua portuguesa como L2 estejam presentes.

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