Ensino de escrita para surdos no material didático: uma abordagem com o gênero anúncio publicitário

Souza, Damião Severino de

Resumo

No presente trabalho foram pesquisados e analisados fundamentos pedagógicos referentes ao ensino de escrita em face da pessoa surda, tendo como escopo a elaboração de material didático sob o viés dos gêneros textuais. Utilizamos o gênero anúncio publicitário como uma perspectiva de ensino condizente com a interação e uma maior participação da referida comunidade no que diz respeito ao processo de ensinoaprendizagem. Ademais, analisamos alguns critérios linguísticos e extralinguísticos no que tange a elaboração do já mencionado material, com vistas ao desenvolvimento de competências e habilidades atinentes aos surdos e que podem servir de embasamento prático a partir da utilização do gênero em destaque. Fundamentam nosso trabalho as contribuições teóricas de Pereira (2014), Silva (2015), Marcuschi (2008), Antunes (2009), Geraldi (2010), entre outros. Nesta perspectiva, o trabalho desenvolvido neste artigo fomenta a observação de instrumentos usados na elaboração de material didático e que estão associados a um organograma de preparação e análise permanente no ensino do surdo e em consonância com o gênero anúncio publicitário, bem como de habilidades e competências que norteiam os processos de leitura, interpretação e produção textual, com enfoque na escrita; objeto central neste ínterim.

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