Letramento de estudantes surdos/as na perspectiva da educação bilíngue: o papel do gênero piada no par libras/português

Laureano, Elaine Reis

Resumo

Acreditamos que a perspectiva da educação bilíngue para surdos/as comporta práticas educativas que compreendem o ensino da língua portuguesa para surdos/as por um prisma que não o limita a questões puramente linguísticas, mas contempla aspectos sociais e culturais. Por isso, permite a inserção de trabalho com gêneros textuais provenientes de diferentes esferas sociais, a exemplo da literária. O gênero piada em Libras faz parte da literatura surda e envolve questões identitárias e culturais da comunidade surda. Pensando nisso, definimos a seguinte questão de pesquisa: qual o papel do gênero piada no par Libras/português no processo de letramento de estudantes surdos/as na perspectiva da educação bilíngue?Para tanto, elencamos os seguintes objetivos: refletir sobre a função do gênero piada no par Libras/português no processo de letramento de estudantes surdos/as na perspectiva da educação bilíngue, identificar as peculiaridades do gênero piada em Libras e em português escrito, discutir a importância da inserção do gênero piada no par Libras/português no processo de letramento de estudantes surdos/as na perspectiva da educação bilíngue, analisar dois exemplares do gênero piada no par Libras/português e apresentar uma proposta didática com o gênero piada em Libras/português para estudantes surdos/as. O presente estudo nos levou a reflexão de que, ao discutir elementos como os que são identificados na piada, os/as professores/as estarão aumentando as perspectivas de leitura dos/as estudantes, contribuindo tanto para o letramento literário, em sentido específico, quanto para o letramento em sentido mais amplo, envolvendo questões identitárias e culturais da comunidade surda.

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