Contação de fábulas: uma proposta bilíngue para crianças surdas
Santos, Carlene da Penha
Resumo
A realidade educacional da criança surda nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede regular, conduz a reflexão sobre a ausência de discussões relacionadas ao ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. Observa-se a preocupação da escola em alfabetizar a criança surda desconsiderando as possibilidades de propiciar condições para torná-las leitoras e escritoras e não apenas codificadoras e decodificadoras de símbolos gráficos. Neste sentido o presente artigo se propôs compreender o uso da fábula no letramento em Língua Portuguesa como segunda língua para criança surda no ensino regular. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e se caracteriza como exploratória. Optou-se pela técnica de análise interpretativa dos dados com o propósito de obter informações acerca do letramento do português para surdos, assim perceber as possibilidades de uso do gênero literário fábula neste processo. Os dados analisados na sequência didática foram com base em três categorias, nomeadas como: educação bilíngue para surdos; ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos; letramento na Língua Portuguesa de estudantes surdos. Já os resultados possibilitaram apresentar uma proposta de sequência didática entorno do uso da fábula no letramento literário e linguístico da Língua Portuguesa na modalidade escrita.
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