A importância da tecnologia assistiva em língua portuguesa para a educação de alunos surdos em Alagoa Grande – PB
Araújo, Petrúcia Carla da Silva
Resumo
Este trabalho tem como questão “quais as contribuições do uso da Tecnologia Assistiva (TA) para a aprendizagem bilíngue dos surdos?”. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a importância da observação e da adequação de recursos assistivos para alunos com surdez, em processo de inclusão escolar, na cidade de Alagoa grande - PB. A fundamentação teórica está dividida em três seções: inicialmente, uma explicação geral sobre o que é a Tecnologia Assistiva; em seguida, temos seus aspectos legais, seus usos e a aprendizagem através da TA. Ainda como referencial teórico, abordaremos conceitos sobre a TA, algumas leis, assim como alguns autores, sendo eles Bersch (2017), Lévy (2001) e Quadros (2004). O método utilizado foi uma abordagem de natureza qualitativa com pesquisa bibliográfica e documental. Conduzimos um questionário semiestruturado destinado a quatro professores das escolas municipais da cidade de Alagoa Grande – PB para verificar como está a educação inclusiva dos alunos com surdez. Por fim, acredita-se que a utilização da TA, no contexto da aprendizagem bilíngue para o surdo, oferece aos surdos grandes potencialidades para a ampliação das suas capacidades de interação, pois, os possibilita estar em contato com sua cultura e língua próprias fortalecendo sua identidade, liberdade de emissão e uma forma diferenciada de ensino. Os resultados mostram que existem algumas dificuldades encontradas para utilização da TA por professores de Língua Portuguesa, nas escolas municipais da cidade de Alagoa Grande - PB.
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