A literatura no material didático de LP como l2 para surdos nos eixos leitura e escrita

Lima, Evânia Torres Vilar de

Resumo

Este documento apresenta uma análise sobre A literatura surda no material didático de LP como L2 para surdos, a importância da Linguísta Aplicada para o ensino língua surda, a qual foi fundamental para que a cultura surda fosse reconhecida e valorizada. Os avanços e conquistas da comunidade surda após o reconhecimento da língua de sinais. O trabalho está embasado pelos teóricos: Hall (1997), Peixoto (2018), Hairston & Smith (1983), Lopes (2006), Peixoto e Vieira (2018), Lima & Peixoto (2018), Strobel (2008) e a Lei Nº 10.436/2002 e o Decreto-Lei 5.626/2005, que contribuem para a temática em estudo. Assim, almejamos enriquecer as reflexões sobre os avanços e conquistas dos surdos no decorrer dos tempos enfocando temas como: a literatura surda, material didático de LP como L2, avanços e direitos da comunidade surda. O referido trabalho tem o intuito de realizar uma análise de como a literatura está sendo inserida no material didático de LP como L2 para surdos, nos eixos de ensino leitura e escrita. Propomo-nos a identificar pesquisas que tratam da literatura no ensino de LP como L2 para surdos e descrever como essas pesquisas apontam para o ensino de literatura no processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa voltado para as pessoas surdas.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.