As contribuições da língua brasileira de sinais no processo de aquisição do português como segunda língua por estudantes surdos.

Bezerra, Fernanda Pereira Maia

Resumo

Este trabalho discute como ocorre o processo de aquisição da escrita em língua portuguesa como segunda língua por estudantes surdos. Nossa pesquisa tem como objetivos, partindo do geral para os específicos, investigar, a partir de uma revisão bibliográfica, de que modo ocorre a aquisição da escrita em L2- língua portuguesa por alunos surdos; apresentar os principais estudos teóricos através de uma revisão bibliográfica sobre aquisição do Português como L2 por estudantes surdos; identificar como ocorre o ensino da língua portuguesa na forma escrita para surdos e descrever de que forma a aquisição da L1 contribui na aprendizagem e no desenvolvimento da escrita do Português como L2 por alunos surdos. A presente pesquisa utilizou-se metodologicamente de suportes teóricos para questões desafiadoras que norteiam a temática deste artigo, baseados discussões de Ronice Quadros (1997 e 2004); Quadros e Schmiedt (2006); Karnopp (2005); Lacerda e Santos (2018); Damázio e Alves (2010); Nascimento e Nascimento (2020); Fernandes (2003); Almeida (2016); Fernandes (2006); Silva (2008) e Tovar (2000). Esta pesquisa foi de grande relevância para compreendermos como o aluno surdo se apropria da escrita da língua portuguesa e a contribuição da Libras enquanto instrumento facilitador nesse processo de aprendizagem. Os resultados encontrados apresentam métodos que auxiliam o estudante surdo no desenvolvimento de suas habilidades na escrita da língua portuguesa.

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