O processo de escrita do português por estudantes surdos de uma escola pública do ensino fundamental II no município de Recife - PE

Souza, Michele Alexsandra Nascimento da Silva

Resumo

Até os dias atuais, são notáveis as dificuldades encontradas no cotidiano escolar, frente ao desconhecimento acerca da aprendizagem e alfabetização dos surdos, além das dificuldades desses em ter uma efetiva aprendizagem do Português, como segunda língua. Esta pesquisa apresenta um estudo de natureza qualitativa, com base na pesquisa de campo sobre o processo de aprendizagem e uso do Português escrito dos alunos com surdez não oralizados. Nosso objetivo é averiguar a problemática que circunda as práticas de produção escrita de alunos surdos de uma escola pública de Recife/PE. Além disso, buscamos compreender as peculiaridades envolvidas nesse processo observando as estratégias de escrita desenvolvidas nass produções dos alunos investigados. Para tanto, analisamos textos de três alunos, a partir de diário de campo. Utilizou-se um referencial teórico baseado nos estudos desenvolvidos por Soares (2012), Ferreiro e Teberosky (2008), Quadros e Karnopp (2004), Lodi e Luciano (2009), Grossi (1990), entre outros. Os dados revelaram que a maioria dos alunos surdos enfrentam dificuldades de escrita, até mesmo de palavras simples, pois vivenciam um contexto de comunicação visual e gestual. Por ausência de percepção sonora, sua leitura baseia-se em decodificação, memorização de palavras e apresentam dificuldade na estrutura gramatical do Português, pois sua língua contempla uma estrutura diferente da Língua Portuguesa, sem conectivos.

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