A produção de material didático de língua portuguesa para surdos no ensino médio na perspectiva inclusiva

Barbosa, Poliana Velêz

Resumo

A inclusão escolar das pessoas com necessidades específicas vêm sendo tema bastante discutido no cenário educacional atual. A educação para surdos surgiram há 400 anos, no entanto, a sociedade tinha uma percepção negativa sobre os surdos, que eram vistos como deficientes e excluídos da sociedade, sendo direcionados a viver em asilos, sem o direito à educação, comunicação e interação com seu meio social. Dentro da perspectiva da inclusão, estudos e pesquisas vêm sendo realizados, e modificando esse cenário de preconceito e exclusão. Através do ensino de Língua Portuguesa como L2 para estudantes do ensino médio, e pensando na formação dos professores/as para esse processo junto aos estudantes surdos/as, desenvolvendo competências e habilidades para o uso da L2 escrita, como meio de inserção e participação dos temas e nas discussões sociais. O presente artigo traz a reflexão desse ensino inclusivo para surdos/as através do material didático pedagógico adaptado, contribuindo para um processo de aprendizagem inclusivo e satisfatório para os alunos surdos. O presente artigo, foi desenvolvido através da metodologia bibliográfica, analítica e descritiva, os dados qualitativos permitiram analisar e refletir sobre a importância do conhecimento da aquisição da língua e da adaptação de materiais que atendam a necessidade dos estudantes surdos/as, favorecendo a comunicação e a aprendizagem.

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