Contribuições do trabalho com tirinha e charge para o ensino de lp como l2 para surdos

Alves, Bruna Gomes

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo averiguar quais as contribuições dos gêneros charge e tirinha nas aulas de LP como L2 para surdos, de maneira a habilitar os alunos a responderem apropriadamente à leitura desse gênero em seus hábitos sociais. Fundamentada em ideias principais de alguns teóricos, como Marcuschi (2002), Bakhtin (2003), Ramos (2009, 2011), Silva (2004). Com a intenção de utilizar o gênero charge e tirinha como meio de aprimorar a prática de leitura, análise linguística, compreensão e produção textual, caracterizar os gêneros textuais charge e tirinha e compará-los com as competências da BNCC para o ensino de LP. Para tanto foi elaborada uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, com o propósito de debater o aproveitamento desses gêneros no espaço de sala de aula tanto direcionada aos alunos surdos, quanto os ouvintes. Tal argumento pedagógico, consoante com as noções teóricas adotadas, enfatiza pontos tanto socioculturais quanto linguístico-textuais de várias charges e tirinhas. As decorrências indicam que atividades guiadas pela percepção de gênero puderam realmente colaborar para desenvoltura dos alunos.

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