Letramento de alunos surdos no primeiro e segundo ano do ensino fundamental I

Cavalcante, Janiele da Silva

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido com aporte metodológico na pesquisa qualitativa. Compreender a importância do letramento de alunos surdos no primeiro e segundo ano regular do ensino fundamental I foi o objetivo desta pesquisa. Inúmeros autores, com suas respectivas publicações contribuíram com o desenvolvimento deste artigo, dentre os quais: Abreu (2016); Coutinho et al. (2015); Daroque (2011); Gomes (2014); Krug (2015), Nogueira (2014); Roman et al. (2017); Rodrigues (2019); Sousa (2015); Taveira (2015). Discutir o letramento do aluno surdo é uma tarefa que requer bastante cautela no tratamento teórico que vai ser dado ao assunto. A leitura e a escrita precisam estar intercaladas com o letramento, tal qual deve estar vinculada com a condição de entender o mundo criticamente. O processo de letramento no bilinguismo para estudantes surdos contempla o uso da Língua de Sinais enquanto primeira língua (L1), e a língua portuguesa dos ouvintes (L2) como segunda língua. A criança surda precisa ter relações com profissionais qualificados desde a mais tenra idade para adquirir a língua materna e, também, criar sua própria identidade, desenvolver a linguagem e o pensamento. Portanto, nota-se a interlocução que deve haver entre a língua brasileira de sinais e o processo de letramento da língua portuguesa. Conclui-se que existem muitos percalços da educação regular, sendo esta ainda margeada por condicionantes históricos que lhe fragiliza, o que impede de alunos surdos obterem avanços mais significativos no quesito aprendizagem.

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