Ensino de escrita no material didático de LP para surdos: contribuições da teoria da aquisição da linguagem

Lopes, Ana Gerlany Diniz de Araújo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever as contribuições da teoria da aquisição da linguagem na elaboração de atividades, especificamente, no eixo escrita em uma sequência didática voltada para o ensino de LP para surdos. Para tal, descrevemos a organização de uma sequência didática que produzimos na disciplina de Elaboração de Material didático de Língua Portuguesa para surdos, na Especialização em Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos. Esse material teve como escolha dois gêneros textuais: o primeiro gênero foi um conto de Moacyr Scliar “Meu melhor conto” como também o gênero Anúncio Publicitário de uma campanha em prevenção a dor de cabeça com o medicamento “Doril”, junho de 2012. O trabalho com os gêneros textuais se configura como uma imprescindível ferramenta de ensino e aprendizagem das pessoas surdas, sendo assim a escolha de tais gêneros deve estar pautada no aparato multimodal e na ideia do multiletramento, visando a aquisição da LP escrita pelos possíveis alunos surdos. Assim, é fundamental um planejamento dessas atividades e a escolha e organização antes de executar da mesma. Para isso, tomamos como aporte teórico os trabalhos de Silva (2018), Nascimento (2008), Marcuschi (2012) e Andrade (2012).

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.