Sistemas de gerenciamento de pessoas : Análise na Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena – Dona Inês/PB

França, Maria Bibiana Costa de

Resumo

Atualmente, há preocupações em criar um clima organizacional pautado no respeito, valorização, comunicação e motivação e nesse mesmo sentido apresentam-se também as organizações públicas, com as adequações necessárias à natureza do setor, mas já demandando um planejamento cada vez mais eficiente e com maior proatividade de seus gestores. De modo que, a gestão é uma expressão que também ganhou corpo no contexto educacional, acompanhada por uma mudança de paradigma e caracterizada pelo reconhecimento da importância da participação consciente e esclarecida das pessoas na gestão escolar. Com isso, esta pesquisa objetivou identificar e avaliar os sistemas de gerenciamento de pessoas adotados pela Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, no município de Dona Inês – PB. Para tanto, utilizou-se da pesquisa de caráter exploratório, descritivo e bibliográfico, através de um questionário aplicado aos colaboradores da escola, no qual se verificou dentro das variáveis: processo decisório, sistemas de comunicações, relações interpessoais e sistemas de recompensas, qual o tipo de sistema de gerenciamento de pessoas adotado: autoritário coercitivo, autoritário benevolente, consultivo ou participativo. Assim, observou-se que a maioria dos respondentes considerou o sistema 3 – consultivo - o mais vivenciado no sistema de gerenciamento de pessoas adotado pela gestão escolar, porém com fortes traços do autoritarismo benevolente. Portanto, conclui-se que há demanda de mais ações efetivas e eficazes na estratégia de gestão de pessoas, para adequação ao sistema participativo, pois a escola e sua gestão precisam ser concebidas, não mais como organização burocrática, mas como instância de articulação de projetos pedagógicos partilhados por todos.

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