Sistemas de gerenciamento de pessoas : Análise na Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena – Dona Inês/PB
França, Maria Bibiana Costa de
Resumo
Atualmente, há preocupações em criar um clima organizacional pautado no respeito, valorização, comunicação e motivação e nesse mesmo sentido apresentam-se também as organizações públicas, com as adequações necessárias à natureza do setor, mas já demandando um planejamento cada vez mais eficiente e com maior proatividade de seus gestores. De modo que, a gestão é uma expressão que também ganhou corpo no contexto educacional, acompanhada por uma mudança de paradigma e caracterizada pelo reconhecimento da importância da participação consciente e esclarecida das pessoas na gestão escolar. Com isso, esta pesquisa objetivou identificar e avaliar os sistemas de gerenciamento de pessoas adotados pela Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, no município de Dona Inês – PB. Para tanto, utilizou-se da pesquisa de caráter exploratório, descritivo e bibliográfico, através de um questionário aplicado aos colaboradores da escola, no qual se verificou dentro das variáveis: processo decisório, sistemas de comunicações, relações interpessoais e sistemas de recompensas, qual o tipo de sistema de gerenciamento de pessoas adotado: autoritário coercitivo, autoritário benevolente, consultivo ou participativo. Assim, observou-se que a maioria dos respondentes considerou o sistema 3 – consultivo - o mais vivenciado no sistema de gerenciamento de pessoas adotado pela gestão escolar, porém com fortes traços do autoritarismo benevolente. Portanto, conclui-se que há demanda de mais ações efetivas e eficazes na estratégia de gestão de pessoas, para adequação ao sistema participativo, pois a escola e sua gestão precisam ser concebidas, não mais como organização burocrática, mas como instância de articulação de projetos pedagógicos partilhados por todos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.