Ações de educação ambiental em escolas públicas: uma contribuição ao programa de coleta seletiva do município de Princesa Isabel-Paraíba

Silva, Maria de Lourdes Cândido da

Resumo

A coleta seletiva ainda não foi implantada em muitos dos municípios brasileiros, mesmo havendo uma preocupação com a geração exacerbada de resíduos sólidos, o que não é diferente de centros urbanos menores como Princesa Isabel-Paraíba. Assim, a pergunta norteadora desse estudo é: quais ações de educação ambiental podem contribuir com a implementação da coleta seletiva no município de Princesa Isabel? Esta pesquisa visa apresentar estratégias de educação ambiental para alunos do Ensino Fundamental I, sendo propostas de atividades de sensibilização para ações de implantação de programa de coleta seletiva de município de Princesa Isabel. Trata-se de pesquisa bibliográfica, a qual segue abordagem qualitativa, estudo descritivo e exploratório. A literatura aponta que as estratégias de educação ambiental são muito importantes nas ações de sensibilização do programa de coleta seletiva, portanto, as estratégias precisam ser escolhidas de acordo com o objetivo da ação, delineando se serão atividades de caráter informativo, com o intuito de conhecer a percepção a respeito da coleta seletiva, de fixar conteúdo da coleta seletiva, sabendo que todas elas precisam envolver os alunos de forma que promova a sensibilização a respeito da coleta seletiva. As estratégias selecionadas para o público do Ensino Fundamental I (4º e 5º ano) foram: 1) Visita ao centro da cidade; 2) Apresentação de vídeo educativo e/ou espaço para debate; 3) Dinâmica do sol; 4) Questionário em forma de trilha; 5) Cartilha. Na escolha dessas estratégias levou-se em consideração os indicadores de aplicação (tempo, espaço, e público alvo). Dentro das estratégias selecionadas, a estratégia 5 (a cartilha) foi escolhida para ser produzida, levando em consideração a atual situação de saúde pública provocada pela pandemia do Covid-19 e o indicador tempo de aplicação dessa estratégia. Portanto, a utilização de cartilhas, além de possibilitar o diálogo entre os alunos sobre o tema, é uma ferramenta importante, e aplicá-la de forma lúdica pode melhorar a compreensão e assimilação do conteúdo.

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