CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE COLETA SELETIVA EM ESCOLA MUNICIPAL DA ZONA RURAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS – RN

MEDEIROS, ANA LETÍCIA DANTAS SILVA

Resumo

A geração de lixo de forma desordenada ocasiona diversos danos nefastos ao ecossistema, constituindo-se como um dos principais problemas ambientais atuais. Há necessidade de se desenvolver atividades que possam minimizar os impactos ocasionados por essa prática insustentável. A coleta seletiva é uma atividade sustentável que além de dar um destino correto aos resíduos sólidos constitui-se também como um processo de Educação Ambiental, permitindo ao indivíduo desenvolver uma consciência crítica sobre a poluição causada pelo lixo e, posteriormente a exaustão dos recursos naturais. A coleta seletiva surge como uma iniciativa transdisciplinar e pedagógica usada como instrumento capaz de potencializar o aprendizado dos estudantes perante a implantação da coleta seletiva e seu papel enquanto estratégia de Educação Ambiental. Este trabalho trata-se de um estudo exploratório, qualitativo, realizado com 45 alunos do ensino fundamental II. A coleta seletiva foi implantada com o esforço coletivo, os estudantes por sua vez demonstraram envolvimento com as atividades relacionadas à coleta seletiva, desempenhando as atividades com compromisso e entusiasmo. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo a implantação de um sistema de coleta seletiva na Escola Municipal Francisco Macedo Dantas, para dinamização dos conteúdos do currículo escolar, além de avaliar a percepção dos estudantes. Conclui-se então que a implantação da coleta seletiva tem potencial importante para o desenvolvimento intelecto-pedagógico, associação e assimilação aos conteúdos presentes no currículo escolar, além de desenvolverem responsabilidade social e consciência ambiental.

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