Análises da percepção de alunos do 9º ano sobre a Matemática

Pereira, José Carlos

Resumo

Culturalmente, a Matemática tem sido vista como uma disciplina difícil que provoca medo e ansiedade nos alunos. Isso pode acontecer devido a vários fatores, um deles pode estar associado a falta de significado dada aos conteúdos. É comum encontrarmos estudantes e pessoas, em geral, que dizem não gostar de matemática e citar sentimentos negativos, que são gerados em seu subconsciente quando se ouve, ver e/ou estuda essa disciplina. Neste contexto, buscamos analisar as percepções de alunos do 9º ano sobre a Matemática. Por meio de pesquisa bibliográfica e do questionário aplicado a uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental com 30 alunos, analisamos os dados produzidos através de uma abordagem quali-quantitativa visando o aprofundamento e discussão dos resultados. Diante das várias respostas recebidas, nos deparamos com diversas informações que evidenciam que o pensamento do aluno em torno da Matemática é contraditório, pois ao mesmo tempo que a afirmam não gostar, eles também entendem a importância dela. Notamos sentimentos diversos como medo, frustração, tristeza, entre outros elementos que afetam o psicológico e evidenciam uma aversão a esta disciplina, o que acarreta em problemas durante toda a Educação Básica. Respostas como “eu não gosto de Matemática’, “odeio Matemática”, a Matemática me causa angústia”, mostram o quanto o mito da “Matemática difícil” está no subconsciente do aluno, o que proporciona dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, concluímos que as metodologias de ensino propostas pelo professor em seu fazer pedagógico podem contribuir para reverter esse quadro.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.