O jogo de baralho sueca como ferramenta para a aprendizagem matemática

Costa, Sarah Cabral

Resumo

Apesar de nem sempre acontecer de forma consciente, a Matemática está presente nas situações mais simples e corriqueiras do nosso cotidiano, e os jogos podem ser um exemplo disso. Tais situações do cotidiano são objeto de estudo da etnomatemática. A partir da perspectiva do jogo como tradição familiar, representada, neste trabalho, pelo jogo de sueca na família Trovão, este estudo teve como objetivo, com base nos preceitos da etnomatemática, investigar conhecimentos matemáticos presentes no jogo de sueca. Para isso, foi utilizado, como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada, aplicada aos membros dessa família. Foi possível identificar, a partir das contribuições de autores como Godoy sobre a metodologia e a pesquisa qualitativa, Ananias sobre a ludicidade e sua importância para o aprendizado, Carvalho e Farias sobre a família Trovão referida ao longo do presente trabalho e D’Ambrósio sobre a etnomatemática, que as singularidades da sueca alcançam desde o desenvolvimento da lógica Matemática até a comunicação entre a dupla que irá jogar, evidenciando, assim, o grande potencial do jogo como recurso didático-metodológico na perspectiva de “jogo matemático” para o processo de ensino e aprendizagem Matemática na sala de aula. Identificou-se, além disso, que o jogo de sueca tem potencial de desenvolver habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) previstas tanto para o ensino médio quanto para o ensino fundamental.

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