Desafios no ensino inclusivo na perspectiva docente: o uso de materiais manipuláveis no ensino da estatística para pessoas com deficiência visual

Farias, Igor Ricardo Pereira

Resumo

O presente Trabalho de Conclusão de Curso analisou as concepções de jovens docentes a respeito do ensino da Matemática para Pessoas com Deficiência Visual. Com base em uma abordagem qualitativa indutiva analisamos as percepções destes através de entrevistas, para auxiliar a coleta de dados usamos um questionário que buscou direcionar os entrevistados a relatar seus pensamentos sobre o Ensino Inclusivo. Tendo-se como apoio teórico, as contribuições de pesquisadores da área de ensino para Pessoas com Deficiência Visual (FERREIRA 2021; SANTOS 2007; SILVA 2022; SANTOS 2015). Para direcionamento da Educação Matemática e Estatística o aporte teórico (BUSSAB E MORETTIN 2013; D’AMBROSIO 2008; FIORENTINI e LORENZATO 2021) no auxílio da utilização Materiais de Manipulação no ensino da Matemática (ALVES 2019; FIORENTINI e MIORIN (1990); SILVA 2011). Construindo junto das concepções apresentadas pelos os jovens docentes, buscamos provocar indagações que direcionam o leitor sobre a desvalorização da Educação Inclusiva dentro da formação docente, ao qual em busca de sanar dificuldades apresentadas no capítulo referente a análise de dados, apoiamos a prática de materiais manipuláveis no Ensino para Pessoas com Deficiência Visual. É mostrado que ao longo do trabalho busca-se construir suas próprias concepções a respeito da temática, se auto avaliando a respeito da significância do ensino, ao compreender este aspecto é possível enxergar o grau de formação docente em lidar neste cenário

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