USO E QUALIDADE DA ÁGUA: Percepção de estudantes do ensino fundamental

FILHO, JOSÉ EDSON BURITI SILVA

Resumo

O uso da água no planeta terra sempre foi importante, com seu uso desde os primórdios em evidência: agricultura, navegação de embarcações para importar e exportar mercadorias e para manutenção da vida e sustentabilidade de ecossistemas, sobretudo a sobrevivência do homem. Contudo para que o homem compreenda seu papel enquanto protagonista de suas ações, é necessário a promoção de uma percepção ambiental - "uma tomada de consciência do ambiente pelo homem", de modo que essa orientação começa nas escolas, com os alunos. Sendo os alunos de hoje responsáveis pelas decisões e gerações futuras, principalmente no que tange o cuidado com o meio ambiente, com destaque aos recursos hídricos objetivou-se conhecer o nível de compreensão de alunos acerca do tema água, seu uso e qualidade, bem como, favorecer e reforçar os cuidados com o meio ambiente para melhoria do ensino sobre gestão de recursos hídricos do Município de Barra de Santa Rosa – PB. O estudo foi realizado na Escola de Educação Infantil e Fundamental I e II, da rede privada, contando com a participação dos alunos do ensino fundamental de 6º ao 9º ano, com idades entre 11 e 14 anos, moradores da zona rural e urbana do município. A análise dos questionários utilizados para coletar dados e avaliar o conhecimento dos alunos sobre o tema proposto, mostrou-se satisfatório, pois, foi possível identificar que os educandos possuem a percepção da importância da qualidade da água para os diversos usos humanos, bem como conseguem identificar quais atitudes são nocivas para a qualidade da água e seu uso racional.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.