Concepções dos professores de Matemática sobre letramento matemático

Silva, Hozana dos Santos

Resumo

Nesta pesquisa, o objetivo é analisar as concepções dos professores de Matemática sobre Letramento Matemático. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida com treze professores de Matemática que lecionam na Educação Básica em escolas municipais e estaduais da cidade de Puxinanã – PB. A proposta metodológica envolveu trabalho de campo, por intermédio de um questionário aplicado virtualmente para a coleta de dados. Os dados foram examinados por meio de análise de conteúdo. Mediante o referencial teórico utilizado para compreender o conceito de Letramento Matemático na pesquisa, partimos inicialmente das abordagens tratadas nos documentos oficiais, que foram a Base Nacional Comum Curricular e Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Os resultados mostram que os professores apresentam ter pouco conhecimento sobre Letramento Matemático, porém consideram na grande maioria o ensino da Matemática relacionado às práticas sociais e a interpretações de situações-problemas voltadas às vivências dos alunos. Sobre a dimensão crítica do Letramento Matemático, consideram como sendo uma necessidade para atingir as competências e habilidades matemáticas necessárias para explorar o olhar crítico e reflexivo diante das demandas da sociedade. Os resultados apontam que se faz necessário a realização de formações para os professores aperfeiçoarem os saberes sobre os conhecimentos teóricos do Letramento Matemático de maneira que possam socializar e discutir as possibilidades de práticas pedagógicas no contexto escolar condizentes com a perspectiva do Letramento Matemático na formação de cidadãos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.